quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PÃO INTEGRAL SEM OVOS



Ingredientes:
1 kg de farinha trigo branca
1 xícara cheia de farelo de trigo
1 xícara de aveia (de preferência integral prensada)
1 pacotinho(sache) de fermento biológico desidratado ou 50 grs de fermento biológico fresco.
Sal a gosto (cuidado não salgue demais)
½ xícara de óleo (de girassol ou canola)
4 copos de água mais ou menos

Preparo
Para o fermento biológico fresco - Numa vasilha misture 1 xíc. (chá) de farinha de trigo com 1 copo de água morna e o fermento. Misture tudo, aos poucos, até formar uma massa homogênea. Deixe levedar  até dobrar de tamanho e neste incluir os outros ingredientes.

Para o fermento biológico desidratado - Misturar à farinha branca, misture o farelo, a aveia, o sal, o óleo. Adicione a água aos poucos até que a massa esteja totalmente incorporada com todos os ingredientes. Cubra com um pano limpo e aguarde o crescimento até dobrar de tamanho (por volta de uma hora).

Atenção: não deixe a massa muito ressecada. Os farelos integrais são muitos secos por isto, para que o pão fique macio e fofinho, é necessário hidratar com mais água. Dependendo da farinha usada, a massa pode pedir mais água. Você saberá o ponto ideal quando a massa estiver úmida um pouco “grudenta” nas mãos.

Obs: Dependendo da temperatura, se muito frio, o crescimento pode levar mais tempo.

Sovar: a alquimia se processa.
Depois que a massa crescer coloque-a numa superfície lisa polvilhada com farinha de trigo branca e comece a sovar e amassar com carinho e determinação por mais ou menos 15 a 20 minutos. Utilize bem pouca farinha, para não endurecer o pão. Eleve seus pensamentos ampliando a energia que se irradia na satisfação de preparar o alimento que manterá seu corpo e o da sua família.  A partir disto é só colocar os pães numa forma. Você pode fazer 3 pães colocados em formas para pão ou do tipo redondo como broa sem a forma ou ainda fazer pãezinhos de qualquer tamanho a seu gosto. As formas devem ser previamente untadas e enfarinhadas. Deixe descansar por aproximadamente 40 minutos. Levar ao forno, por mais ou menos 30 minutos. Estarão prontos quando a casquinha superior morenar. Retirar das formas e envolve-los em um pano de prato até que esfriem.

Calorias por fatia de 50 grs (espessura de um dedo indicador): 70 Kcal.
Carboidratos por fatia: 20grs.


O pão tem significado de alimento saudável para a família, e quando é feito na própria casa, proporciona aos que o consomem muito mais energia, e é claro com os melhores ingredientes ao confecciona-lo, com certeza trarão mais benefícios.



Receita criada por Marizilda e João Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário